Um Olhar do Paraíso





“Meu sobrenome é Salmon,salmão igual ao peixe kkk.Meu nome,Susie. Tinha 14 anos quando fui assasinada...Foi antes de colocarem fotos de crianças desaparecidas nas caixas de leite e nos noticiários.Quando as pessoas acreditavam que essas coisas não aconteciam...”
Essas singelas e impactantes frases ( tudo ao mesmo tempo) estão na abertura e no fim ( algumas delas) do filme Um Olhar do Paraíso. Um dos mais delicados e encantadores que já tive o prazer de ver. Uma bela obra espiritualista. Como o encontrei??? Hum...nada é por acaso não é?? Eu realmente acredito nisso! A cada dois meses na mocidade espírita que faço parte, no ultimo Sábado, é o dia do filme e no final de Julho veríamos Em busca da Terra do Nunca ( eu ainda não vi, mas meus dois companheiros de coordenação da mocidade, viram e elogiaram muito). Esse foi o mais votado e estava tudo certo. Certo???

Errado! A vida da voltas e absolutamente nada acontece por acaso, muito embora nem sempre consigamos ver o sentido das coisas,exatamente, quando elas nos acontecem ( afinal, somos apenas humanos...) O fato é que na semana do filme, eu vinha por uma das avenidas mais movimentadas daqui, do Recife,com um colega,vínhamos do ensaio do espetáculo e conversávamos despreocupadamente e paramos numa banquinha para olhar os filmes, adoroooooooo,mas já faz um tempo que não faço isso..comprar no cambio negro kkkk, como costumo chamar kkkkk Abafa o caso! Eu olhava os últimos lançamentos, enquanto Pablo ( Pablito, como gosto de chamá-lo) olhava os filmes “educativos” como ele gosta de chamar kkkkkkk ( é o que vocês estão pensando mesmo kkkkkkkk). Daí bati o olho no sorriso da Saoirse Ronan (atriz principal do filme) e me encantei pela capa e pelo título (Um Olhar do Paraíso),li a sinopse e fiquei muito interessada em ver, na hora me veio na cabeça os jovens e a proposta que eu faria a eles, um tanto ousada(trocar o filme e deixar o outro título mais pra frente), pois geralmente só passamos um filme que um de nós três já tenha visto o teor.E eu apenas tinha lido a sinopse que diz o seguinte :

Susie Salmon (Saoirse Ronan) tem 14 anos, mora num bairro do subúrbio da Pensilvânia e é assassinada por um vizinho. Do céu, ela narra a história e mostra como a vida dos que viviam ao seu redor mudou após sua morte, bem como a busca por seu corpo ainda desaparecido. Ela terá de decidir entre o desejo de vingança e o desejo de que a família supere a dor.

Só que a sinopse que li ficava entre o terno e o trash mesmo, essa aí de cima, que pesquei, tá bem suave, o que eu li não combinava com a capa, sabe?? Fiquei ainda mais curiosa e só pensava nos meninos e como poderia ser interessante discutir o caso do ponto de vista espírita, pois a história até um certo ponto se parecia com o Caso Samudio, pelo menos na brutalidade da morte, uma vez que Susie também foi esquartejada. Proposta aceita, fomos ao filme…encanto,raiva,desolação,magia…tava tudo lá na história de Susie brilhantemente encenada por atores competentes, não faltou nem o humor, por conta da avó moderninha de Susie, interpretado por Susan Sarandon. Quando o filme terminou nossos olhos brilhavam… o final foi feliz ou justo? Depende do ponto de vista de cada um…mais um ponto positivo para o filme, num caso como o de Susie…não tinha exatamente que ser feliz e irreal. A mágia é a vida, e quando e por que ela acontece para cada um,isso é esclarecido delicadamente por Susie ao final do filme. O Sr. Peter Jackson está de parabéns! Faço questão de elogia-lo por que o filme foi massacrado pela crítica, compreensível( É necessário um minimo de crença na vida espiritual e de como isso se dá pra entender o filme e não considerá-lo uma viagem) e esperado até…eu como não me importo nem um pouco com o que diz a crítica…muito pelo contrário,tenho ainda mais vontade de ver..tambèm não me ligo ao nome dos diretores, a mim só importam os atores , os personagens e a história…a medida pra mim não é quem já é famoso pela direção de algo e tem a “obrigação” de acertar sempre, como julga a crítica, avalio o que me toca no intimo. Para a crítica Peter Jackson não acertou dessa vez, e como já era famoso, foi cruxificado...eu como nem lembrava dele ( apesar de já ter vistos outros trabalhos seus) e assisti despretensiosamente, ameiiiiiiiiiiiiiii !!!!! Recomendo viu? O Sr. Jackson e o elenco de atores está de parabéns, especialmente a joven Saoirse Ronan e o Stanley Tucci (o algoz de Susie). O filme é baseado no livro : Uma Vida Interrompida por Alice Sebold ,Pra quem quiser dá uma expiada antes de ver o filme ;)

“Ninguém percebe quando a gente vai embora. Quer dizer o momento quando realmente decidimos partir,no máximo podem sentir um sussurro, ou uma onda de sussurros indo para baixo…. Eu estive na terra por um momento,depois parti.”
Susie Salmon


Senten-se confortavelmente..apertem o play e viajem …. ;)

Cheirinhos!

Vivi Oliveira

2 comentários:

Patricia Daltro disse...

Eu já frequentei a mocidade espírita aqui do Rio. Nos meus áureos tempos de juventude. rs Legal saber que temos a mesma crença. :o)
Quanto ao filme, não vi, mas anotei e vou ver se encontro aqui no câmbio negro, rs parece ser muito bom. Não lembro aonde, nem quem, mas alguém também já me tinha recomendado esse filme. Agora vou assistir! rs

Anônimo disse...

nossa eu amei assistir esse filme