PERNAMBUCO IMORTAL!!!







Eis o 1º post da série sobre o Nordeste e suas maravilhas. Pernambuco na visão da Lilian Souza...uma pernambucana arretada, de alma e coração!!! Bos viagem através da Veneza Brasileira.



Pernambuco foi uma das primeiras áreas brasileiras ocupadas pelos portugueses. No período colonial, Pernambuco torna-se um grande produtor de açúcar e durante muitos anos é responsável por mais da metade das exportações brasileiras. No período holandês, é fundada no Recife a primeira sinagoga das Américas. Amante das artes, Nassau tem na sua equipe inúmeros artistas, como Frans Post e Albert Eckhout, pioneiros na documentação visual da paisagem brasileira e do cotidiano dos seus habitantes. Os pernambucanos se orgulham de sua participação altiva na História do Brasil, sempre mantendo altos ideais libertários, como na Guerra dos Mascates, entre 1710 e 1712; a Revolução Pernambucana, em 1817; a Confederação do Equador, em 1824; a Revolta Praieira, em 1848. Na última década, consolidam-se os setores de ponta da economia pernambucana, sobretudos aqueles atrelados ao setor de serviços (turismo, informática, medicina) e estabelece-se uma tendência constante de modernização da administração pública. O município mais populoso é o Recife, sede da Região Metropolitana do Recife (RMR), seguido em população por Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, que também se encontram na RMR, O estado possui o Aeroporto Internacional do Recife, que é o maior da região em capacidade anual de passageiros e está entre os mais modernos do país... Blá,blá,blá... Agora vamos ao que interessa.
O que todo mundo sabe é que Pernambuco possui os melhores pontos turísticos do nordeste ou os mais conhecidos (Porto de galinhas,Olinda e suas construções coloniais, Recife antigo, praias e o famosíssimo arquipélago Fernando de Noronha), moramos onde você passa férias,Rá!
E tem o carnaval... Ahh o carnaval!!! As cidades ficam mais lindas. Recife,Olinda,Bezerros, eu nunca vi igual. Em Recife o galo da madrugada e a noite do Recife antigo, em Olinda os blocos nas ladeiras e os bonecões,em Bezerros os papangus. Ahhh e as marchinhas, as cirandas,o frevo, o maracatu,o coco,as fantasias que enfeitam as cidades? Vem pessoas de todo o Brasil e até de fora. Não troco por nenhum outro carnaval.
Passado o carnaval tem o São João, uma data comemorativa em todo o país,mas ninguém comemora como nós, os interiores lotados de gente dançando ao som de muito forró,tanto pé-de-serra,quanto estilizado (não é calypso ).Muita pamonha,pé de moleque, milho cozido e assado,bolos de todos os tipos, quadrilhas,bacamarte,banda de pífanos,sanfoneiro e muitas outras coisas que se eu enumerar vai o post inteiro....hahaha
As melhores cidades para brincar o SJ são: Caruaru,Gravatá,Garanhuns,Passira, Pesqueira,Paudalho,Carpina,São Lourenço da mata(Sede da copa de 2014),Petrolina e Belo jardim.
Durante o ano ainda tem o circuito do frio que começa em gravatá e termina no agreste pernambucano, a festa da pitomba(no montes Guararapes),a festa do morro da conceição, na quaresma tem a “Paixão de cristo” de Nova Jerusalém, as vaquejadas que ocorrem durante todo o ano,em dezembro tem: o pastoril, a queima da lapinha,a cavalhada, o reisado... Ufa!!! Tanta coisa que chega dá uma vontade de que chegue logo pra comemorar.
Recife e Olinda ainda tem museus,centros históricos, igrejas, sinagogas, construções históricas, os shoppings,o centro da cidade,as praias (Maria farinha, Itamaracá, Boa viagem,Porto de galinhas,Maracaípe,Gaibú...) e ainda as obras de Brennand.Quando vierem a PE não deixem de conhecer.
E pra terminar a origem do nome PERNAMBUCO.
Foram os índios que deram ao nosso estado. PERNAMBUCO ou Paranampuka, em tupi, significa "o mar que bate nas pedras".
É isso gente, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a cultura pernambucana e obrigado pela oportunidade.

É isso aí..."Salve a terra dos altos coqueiros..." Pernambuco muito bem representado pela @Lilian_Souza_ que na verdade nasceu no Rio Grande do Norte,outro lindo Estado Nordestino,mas foi criada em Pernambuco e adotou a terra e os costumes. Ela tem um bloguinho bem interessante o VIVER E DEIXAR MORRER, aqui óoo http://viveredeixarmorrer.blogspot.com/ visitem que vale a pena! ;)

Cheirinho de quem como a Lilian tem o privilégio de viver na Veneza brasileira...pernambucana de alma,coração e registro kkkkkkk Sou fruta da terra ;)

Vivi Oliveira

3 comentários:

Vivi Oliveira disse...

Primeiro comment é meu,pq desta vez não escrevi...a Lilian fez um belo trabalho. Valeu garota! Queridos amigos ainda tenho outros 6 Estados sem escritores...ajudem indicando...já tenho Paraíba e Natal,mas ainda tem os demais.Grata! Vivi Oliveira

Lilian Souza disse...

Obrigada pela oportunidade
adoroo o meu Pernambuco

Leticia disse...

Vivi
Adorei conhecer um pouco mais do seu estado. Nunca tive o prazer de ir até ai... pena!
Beijos
lelê