Aprendendo a ser imperfeita!!!




O que é o homem na natureza? Um nada em comparação com o infinito,um tudo em face do nada,um intermediário entre o nada e o tudo
( Blaise Pascal )

O título dos post parece incoerente,né? Vivendo numa época em que as pessoas buscam desesperadamente a perfeição...doutrinas ensinam o caminho,livros dão o passo a passo...pois é,eu estou desconstruindo,ou tentando,isso aí,tentando aceitar minha imperfeição...para quem sabe um dia ser perfeita! Não, eu não pirei, ainda kkkkkkkk.É que neste post eu quero falar de uma praga na vida das pessoas...fala-se de tudo e esquecem deste,por que na verdade,muitos(a maioria)consideram uma qualidade,mas não é.Estou falando do PERFECCIONISMO,não confundam com dedicação, essa sim é uma virtude, mas conhece limites, o perfeccionismo, não!

Como não creio em acaso...então essa semana queria ver um filme antes de dormir para relaxar...semana difícil...não tinha nada bom na tv, então caçei entre os meus o que poderia rever,já há um tempo estava pensando em rever um que só vi uma vez,mas não foi em nenhum dia, a não ser no exato momento em que eu precisava, vi e a mensagem apitou no cérebro na hora. É até bem bobinho e light...chama-se Sem Reservas. Trata-se da história de uma Chef de cozinha que tem seu mundinho "organizado" virado do avesso pela chegada de uma sobrinha orfã...trivial,né? Seria,se a criatura em questão não fosse eu,só que num outro contexto kkkkkkkkkkkkk.

Kete é perfeccionista, exige demais dos outros e ainda mais dela mesma, se é que isso é possível,tem dificuldades para delegar,por isso acaba fazendo ela mesma e se sobrecarregando,não consegue ser espontânea(quase nunca),tem regras para tudo e não tem vida além do trabalho,onde é muito boa naquilo que faz...sabe que tá bem feito...mas como nem Jesus agradou a todos,e ele era perfeito...ela não agrada sempre e tem dificuldades de aceitar isso,por que sabe que deu o máximo, então se cobra mais um pouquinho, só pra não variar...ufaaaaa acho que consegui resumir...posé,sou eu!Não de tudo,por que claro, não é minha biografia kkkkkkkk tenho mais facilidade com crianças(dentre outras coisas),na verdade sempre tive...me aproximo facinho,sento no chão e fico com a mesma idade...é mais fácil ser natural com elas que com adultos. Na verdade a criança tem olhos mais benevolentes e coração mais puro...são uma das criações mais belas do universo.

Logo,sem essa que perfeccionismo é qualidade...bom, também não é defeito (pelo menos é assim que eu vejo),explico, é que faz mais mal a quem tem...seria mais uma questão patológica mesmo kkkkkkk Algo a ser superado. O perfeccionista tem tanto medo que algo dê errado,que a ansiedade faz com que, em boa parte das vezes,dê mesmo.Hoje sei que na verdade,você pensou tanto naquilo que até atraiu kkkkkkkk verdade gente!E de forma lógica, por que falhas são normais,afinal as pessoas não são perfeitas.Cobro dos outros,mas é uma cobrança silenciosa na maioria das vezes, apenas me decepciono,quando a imagem que crio caí por terra...mas é comigo que sou uma menina má kkkkkkkkk é de mim que mais cobro,já consigo tolerar algo dos outros...não sou tão benevolente comigo. Depois do filme fui dar uma pesquisada e achei um texto bem interessante e tirei uma frase que me saltou aos olhos:

"...Esses indivíduos têm pouca resistência ou imunidade às críticas, fracassos e decepções da vida. O motivo é eles serem excessivamente perfeccionistas tanto em relação a si mesmo como também em relação aos demais."

http://www.happyscience-br.org/tema_foco/tema163.php

Texto legal tirando a parte do suicídio,por que não sou suicida, não mesmo kkkkkkkk Vale uma conferida,tem lá seu fundo de verdade em muitos casos ;)



Bom,é isso...o blog foi feito para refletir meus pensamentos,as opniões de vocês,para refletirmos juntos,ou separados(sei lá,tem a relatividade de cada situação,né?kkkkkk)...enfim estou me olhando no espelho e buscando eliminar as conbranças e investir na espontaneidade,tentando ficar só com a saudável e humana dedicação,sem grandes cobranças...uma hora dessas eu chego lá ;)

Carne e Osso

Alegria do pecado às vezes toma conta de mim
E é tão bom não ser divina
Me cobrir de humanidade me fascina
E me aproxima do céu

E eu gosto de estar na terra cada vez mais
Minha boca se abre e espera
O direito ainda que profano
Do mundo ser sempre mais humano

Perfeição demais me agita os instintos
Quem se diz muito perfeito
Na certa encontrou um jeito insosso
Pra não ser de carne e osso, pra não ser carne e osso
Zélia Duncan

Dizem que tem uma música para cada momento de nossas vidas. Essa certamente se encaixa aqui como uma luva e assino embaixo do que ela diz :P

Cheirinhos imperfeitos!

Vivi Oliveira.

3 comentários:

Dona Amélia disse...

Vii, ótimo post!
Eu não acreidot em perfeição porque ela simplesmente não existe, ao menos não nesse nosso plano atual.
E como poderia se há tantos conceitos espalhados por aí? O que é bonito pra mim posde não ser pra vc e daí, como chegariamos ao consenso de qual dos dois seria a perfeição??
Tá vendo?
O perfeccionismo é um defeito a medida que seja imposto a outros como via de regra o seu conceito, a sua forma de fazer e querer que seja feito. E ao ver o o do outro pronto não se sentir satisfeita nunca pois não ficou da forma que você faz.
Exemplifico assim porque já passei maus bocados em um emprego por ter uma superior q agia dessa forma. Se eu fazia algo e era julgado errado pq eu tinha q ter perguntado antes, se fazia certo e perguntava antes eu estava errada pq tinha que ter mais segurança e ser pro-ativa. Complicado não é?

Perfeição é pura utopia e quanto mais a buscamos, mais nos decepcionamos e nos vemos frustrados conosco e com os outros de quem a cobramos. ;oD

Xerinhos, frô!
Paty

Sanbahia disse...

Vivi agora sei com quem vou tomar água de coco fresquinha, banhada de muita poesia. Fiquei feliz com sua visita a meu blo. Volte sempre, viu?
Linda a letra da música Carne e Osso.
Assisti ao filme Sem Reservas.Achei-o divertido e leve para uma tarde de domingo.
um cheiro.

Anônimo disse...

Nós temos um pouco de dificuldade para subscrever o RSS, em qualquer caso, eu tenho livro está marcado este grande site, é bastante útil, mais cheio de informações.