SHAKESPEARE, O Meu Grande Amor!



Ontem foi dia do beijo, e hoje eu estava perdida em minhas idéias, como de costume kkkkkkkk,e como “ando tão a flor da pele que qualquer beijo de novela me faz chorar” ,como sabiamente disse o Zeca Baleiro, lembrei de fatos passados, pensei no presente e senti saudades do futuro , pode?? Pode sim! Afinal ,se eu senti, deve ser normal né? Ou não kkkkkkkkkkkkkkkk. O fato é que reencontrei uma grande amiga essa semana e saudosa lembrei de uma certa aula na facul, parece que faz séculos,que devíamos escolher um dramaturgo para preparar um seminário sobre uma obra sua.Advinhem quem eu escolhi? Ele mesmo! William Shakespeare. Só que tinha um porém, quando o teacher sugeriu a lista eu mais que rápida levantei a mão e a Aninha também (esse é o nome de minha amiga), olhamos uma pra outra, por meio segundo, rivalizamos,mas depois sorrimos e decidimos fazer juntas, e descobrimos um universo novo, que se descortinou aos nossos olhos através da obra deste grande homem.Varamos madrugadas em papos gostosos e anotações.

A peça escolhida foi : NOITE DE REIS. É uma comédia.Isso mesmo, uma comédia, pois o mestre não escreveu só tragédias, pelas quais ele é tão famoso. No meu ver é nas comédias que ele revela sua genialidade,Noite de Reis , trás na minha ótica o melhor de todos os personagens teatrais O BOBO FESTE , que por ser considerado bobo, dá o tom do jogo e profere grandes verdades, afinal ele é bobo, certo? Errado! Ele sabe que bobos e loucos são livres para dizerem e fazerem o que querem. E as vezes, eu Vivi , os invejo! Lendo meu muso, sempre com um dicionário do lado,claro kkkkkkkkkkkkk, muito me encantei e tentei aprender sobre o humano junto a minha querida amiga. Sem modéstia posso dizer que abalamos,fechamos de badoque! Nada melhor do que defender o que você acredita com paixão. A partir daí não deixei mais de admira-lo e buscar frases e textos seus, li vários. É o meu poeta preferido, ah e dramaturgo também. Dentre tantos textos que amo, esse abaixo se destaca pra mim, tenho um carinho especial e quero dividir com vocês.

Vamos aprender juntos a amar,perdoar,entender,superar e tantas outras coisas necessárias nessa corda bamba que é a vida.E com vocês meu amado William Shakespeare:

Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"
William Shakespeare


E aí, aprenderam? Eu ainda não! Mas eu chego lá,entre uma existência e outra kkkkkk O mais importante é o desejo, e o coração repleto de amor, isso eu já tenho, e vocês? Riram?Choraram?Lembraram de muitos fatos?Muitas pessoas? Passa um filme em minha caxola cada vez que leio e sempre descubro algo novo,dependendo no meu humor no dia. Então plantemos nossos jardins e decoremos nossas almas .... que possamos eu, vocês,todos nós transbordarmos de amor,todos os tipos de amor! ;)
Ps: Pra você Aninha, saudades do que já se foi,ansiedade pelo que virá! Amo-te!


Vivi Oliveira

9 comentários:

Doug disse...

Mais uma vez um grande post, com sabias palavras

bjo

Ana Copa @misss_copa disse...

Tb amo Shakespeare. Gênio, atemporal, divo absoluto. Não li Noite de Reis, mas gostei da dica. Shakespeare e Da Vinci pra mim são os genios maiores da humanidade. O cientista visionário e homem da renascença e o fantástico bardo que lia com perfeição a alma humana. Beijos Vivi.

PS - Sei passagens de Romeu e Julieta de cor rsss meu livrinho tá até gasto.

jaa_agatha disse...

Gostei demais desse texto dele, nunca tinha lido...Lindo Post adorei de verdade, agora quero ler mais coisas dele...

*Mah* disse...

Adooooooro, Vivi!
Já perdi as contas de quantas vezes já escrevi esse fragmento cânone "Descobre-se..." em cadernos e agendas rsrs
Muito legal compartilhar essa experiência! ídolos estão aí pra isso, nos inspirarem por meio de suas mensagens!

Fernanda Reali disse...

Adorei o texto todo, mas a grande frase é "o mais importante é o desejo". Sim, a libido, que é o desejo de viver, a energia motriz da nossa vida. É o desejo de acordar, de construir afetos e também as coisas mais simples do dia a dia.
Beijos!!!

MusaNorminha disse...

Belo post!! e te digo amiga!! por mais que se viva,nunca saberemos realmente quem somos,o que somos ou o que realmente queremos!! imagine conhecer as pessoas! só nos resta realamente plantar nosso jardim e decorar nossa alma ,e esperar que nossos amigos!! que são as flôres de nossas vidas nos rodeiem!!
Beijos!!

Anônimo disse...

E o melhor é que ele nunca precisou de quotas para ser reconhecido,e ninguém fala em sua homossexualidade...ele nunca precisou dessas muletas,o gênio se manifesta!

EFE!

Dani disse...

Muito legal esse texto, Vivi! É quase um manual que nos explica tudo q devemos aprender na vida...o duro é q as vezes, mesmo sabendo o q devemos fazer ou o q seria mais correto, nao conseguimos. Por isso, voltamos.... ;)
Bjsss

Luan disse...

Vivi, nunca mais encontrei vc.
Passei para conferir seu post.
Parabéns!