TIMIDEZ = CHATICE?/ARROGÂNCIA = TIMIDEZ ?


“...Tímida
um beijo tímido ao luar
Mágica !
a simples mágica de amar
Se despiu da fantasia
se vestiu de amor ...”
(Roupa Nova)



Bonito né? Poético? Só se for na música. Para as meninas,segundo alguns homens é legal ser tímida, soa doce e meigo. Afinal de contas todos somos um pouco timidos?Para os meninos é inaceitável,afinal eles que tem que correr atrás,certo? Errado! E como sofrem com esse falso e antiquado conceito os pobres rapazes tímidos Quem não já teve vergonha de dizer o que sente, a pessoa de seu interesse,ou quis se esconder debaixo da cama, depois de pagar um mico? Todo mundo né? Normal! Mas a linha entre a vergonha (inibidor natural que media as ações de seres humanos considerados normais) e a timidez,é tenue e por vezes chega a atrapalhar muito a vida dos timidos.

Que timido não já escutou? você é chato! você é arrogante!você é sério demais!você é antipático ou aquela famosa frase : “ Eu te achava tão chato antes de te conhecer melhor!” eu afirmo pessoas, ninguém precisa escutar isso para entender que você agora o considera legal! Poupem-nos! . São os famosos preconceitos! Preconceito? Ué ,mas preconceito não é só contra negros, gays,nordestinos ... Não! Preconceito,sim senhor, essa palavra diz respeito a algo pré concebido, opnião formada antes de conhecer alguém ou uma determinada situação mais a fundo. Trata-se de conhecimento superficial e julgamento imediato. Pois é, o timido geralmente é pesado, medido ,julgado e taxado de chato, quando menos. Chato isso né? Hilário até,como se já não bastasse ser timido, ainda tem que conviver com outros atributos nada agradáveis.

Na letra da música,de um grupo musical que amoooo,parece simples e singelo,mas a realidade foge a letra de qualquer música. Há casos tão graves que tornam-se uma fobia social,e as pessoas em questão não consegurm, trabalhar,namorar,ter nenhum tipo de convivência com outras pessoas. Esses são casos clinicos.Claro que nem toda timidez chega a isso, existem níveis variados e graças a Deus muito desse sentimento de inadequação ou medo do ridículo, pode ser vencido, encarando as situações de frente,mas nem todo mundo consegue fazer isso sem ajuda. Quando consegue o ganho é enorme, a ponto de não perceberem nem que a pessoa é timida (lembrem-se existem muitos níveis-graus),essas convivem normalmente, pelo menos o mais possível kkkkkkkkkkkkkkk evitando o vexatório aqui, e alí kkkkkkkkkkkkkk. Passar vergonha para o tímido é a morte!!! Kkkkkkkkkkkk

E sim, todo timido, por mais evolução que demonstre,sempre será um pouco tímido,poderá baixar a cabeça ao passar por um grupo, com vergonha de um simples “boa noite!” ou ficará tenso ao falar de suas idéias para o chefe. Na primeira situação será o “chato”, “metido” , na segunda será o “arrogante”, “Dono da verdade”. Quer saber? Isso é um saco ! Fica mais fácil,com o tempo,assumir ser o chato, o arrogante, o dono da verdade, o metido,do que sair explicando, “Gente eu sou tão somente ,tímido!” Com o tempo você acaba internalizando todos esses adjetivos e achando que é mais fácil conviver com eles,que com as pessoas que os presentearam. Daí você acaba realmente sendo o chato! E quando pra completar o tímido é opnioso,aí lascou! Por que ele vai ser mais duramente julgado. Mas que bom,sempre costumo dizer isso, que existem muitos chatos no mundo! Entendo o chato como a pessoa que não concorda com tudo,que tem opnião e incomoda por isso,neste contexto,pra mim é uma honra ser CHATA! Daí vou declarar agora :SOU UMA TÍMIDA CHATA! Com muito orgulho!E dá licença que vou citar outra chata inteligentissima que falou e disse tudo,como costumam dizer por aqui “Fechou de badoque”.

“ Só digo o que penso,só faço o que gosto, e aquilo que creio. Se alguém não quiser entender, e falar, pois que fale “. ( Maysa )

Puxa a frase não é minha, mas bem poderia ser, pois se adequa a minha vida quase que como uma luva, com sutis diferenças. Eu assumi o adjetivo com o qual fui presenteada há muitos anos e hoje vivo bem ,quase em paz com ele kkkkkkkkkkkkkkkkkk Sim tenho opnião, sou uma tímida tagarela (essa é também uma forma de disfarçar a timidez),opniosa e que sobe no palco apesar do frio na barriga. Sim, o que é que tem? Vou contar um segredo pra vocês, existem atrizes,atores,cantores,bailarinos .........(lista infinita) TIMIDOS! Pasmem, tem sim! Vida normal! Um mico aqui e outro alí, uma travadinha de língua aqui e outra alí, uma olhadinha pra baixo na hora da paquera,mas enfim, existe vida apesar da timidez. E respondendo a pergunta lá em cima, NÃO! Timidez não é arrogância ou chatice! Poupem os pobres timidos desses adjetivos depressiativos e pouco galantes. Conheçam primeiro e julguem depois.Aliás não só com os timidos, concedam a todos, o benefício da dúvida, ok? E sejamos todos felizes,timidos ou não!
PS: Viva e era digital que permitem aos tímidos maior liberdade de expressão! Uhuhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!

Para quem quiser dar uma olhada tem aqui dois links interessantes e esclarecedores:

http://www.tommaso.psc.br/site/artigos/?id_artigo=145

http://www.tommaso.psc.br/site/artigos/?id_artigo=142

Cheirinhos!

Vivi Oliveira

12 comentários:

Anônimo disse...

Serviu pra mim,sou tímido!

EFE!

Rejane Maria disse...

Coisa linda! Estou gostando muito do seu investimento Vivi. O blog está lindo! Bjs e ...Vivi, eu já disse hoje que te amo!!!!!!!!!!

jaa_agatha disse...

Gostei muito do texto de verdade, achei bem parecido comigo!
Parabéns!

Douglas disse...

Muito bom, me enxerguei em muitas partes do texto
Parabens

Cirandas da Vida disse...

Vivis,

Nunca fui tímida... acho que só pra algumas coisas pontuais...

Este texto é ótimo para realmente analisarmos os pré-julgamentos que fazemos...

Confesso que já falei... poxa..achava que vc era metida.. e vc é tão gente boa... só não sabia que doía tanto!...

Adorei!!

bjinhoss e continue nos brindando com seus textos...

Elis (Coisas de Lily) disse...

Eu acho que não sou tímida. Sou insegura em alguns momentos, o que pode caracterizar uma timidez.
No relacionamento sempre gostei de homens extrovertidos e falantes, embora já tenha namorado um tímido que inda por cima era gago.'Já imaginou?? rsrsrs
Ótimo post querida!
beijos e bom dia!!

Thais disse...

Ótimo post!!Eu sou meio tímida.. insegura tbm rsrs
Adorei seu blog..
Boa semana pra vc!!
Bjos

Lilah disse...

Nunca fui tímida, mas meu filho caçula é. Em pequeno ele tinha pavor daquelas apresentações de escola. Chegava a passar mal. Melhorou quando fiou mais velho, mas ainda detesta ser o centro das atenções. E como tem gente que acha que ele é metido por causa disso...

Dani disse...

Frequentemente a timidez é confundida com arrogância, sei disso não por mim, mas pq minha irmã sempre foi muito tímida e na Universidade passava uma imagem de metida e fresca, até q a conheciam melhor e viam q ela era totalmente o oposto.

Agora, se os homens preferem as tímidas e as mulheres os extrovertidos? Não sei...é gosto, eu prefiro homens mais quietos, fechados, talvez por ser tb quieta e fechada, mas nao tímida. ;)

Patricia Daltro disse...

Poucas pessoas acreditam, mas sou um poço de timidez. Sério, tenho vergonha de conversar no msn. Sempre fico com a sensação de que estou atrapalhando a pessoa! kkkkkkkk
A internet facilitou e muito a vida dos tímidos, pois nós, ocultos pelo monitor, acabamos nos soltando mais. Parabéns pelo post!

Anônimo disse...

Olá Vivi,
Sempre fui muito tímida na infância e na adolescência... pensava n ser mais, mas descobri aki, com vc, q continuo... só q uma tímida chata! kkkk A vida nos dá oportunidade de superação dos medos e achava q tinha vencido a timidez, mas ainda me pego envergonhada em ter q falar em público, abaixando os olhos qdo sinto q alguém me paquera (e preciso tanto!)...
Mas me gosto assim mesmo, e n me vejo de outra forma!
Amei o texto........... Ludd

Abusada disse...

Eu até tento ser tímida, mas não rola... A lingua coça, o corpo treme para fazer o que quer! hahahahah

Na adolescencia até era meio tímida... Tinha aquela musica do Biquini Cavadão que eu viajava...

Toda vez que te olho
Crio um romance
Te persigo, mudo
todos instantes
Falo pouco pois não
sou de dar indiretas
Me arrependo do que digo
em frases incertas
Se eu tento ser direto, o medo me ataca
sem poder nada fazer
Sei que tento me vencer e acabar com a mudez
Quando eu chego perto, tudo esqueço
e não tenho vez
Me consolo, foi errado o momento, talvez
Mas na verdade, nada esconde essa minha timidez