O Poder da Validação !!!!



Gente,vocês sabem qual é a nova brincadeira do pedaço? Que anda divertindo muito jovens que deveriam estar preocupados com coisas mais edificantes...a brinks é passar de carro ou a pé mesmo....dar psiu! A pessoa olha achando que conhece,pela insistência do chamado ou da buzina, para em seguida ser xingada,enquanto os agressores morrem de rir. Sim! Eu chamo isso de agressão..agressão contra a auto estima,contra a bondade,contra a educação e tantos outros valores éticos. Plagiando o Renato Russo: QUE PAÍS É ESSE??? Depois de ser vítima de uma brincadeira dessas por duas vezes...me peguei pensando no valor da validação em tempos que violência é diversão e dá ipobe. Há alguns anos numa capacitação para professores foi lido o texto O Poder da Validação do Stephen Kanitz,e após esse pequeno, mas triste acontecimento,voltei no tempo e lembrei do texto e vasculhei a net,através do pai Google e trouxe para vocês.Ontem ao vivenciar um fato contrário e ser lembrada pela hilária e fofa @lolaspfc em seu post,no blog http://entreinosenta.blogspot.com/2010/11/estou-aprendendoainda.html , no qual validava (elogiava) várias pessoas importantes para ela,confirmei que esse texto precisava ser divulgado,lido ou relembrado...então ao invés de posta-lo no final da semana como era minha intenção,antecipei para me unir a Lola nesse ato tão bonito e do bem! E então vamos validar as pessoas???

O Poder da Validação

Todo mundo é inseguro, sem exceção. Os super confiantes simplesmente disfarçam melhor. Não escapam pais, professores, chefes, nem colegas de trabalho. Afinal, ninguém é de ferro. Paulo Autran treme nas bases nos primeiros minutos de cada apresentação, mesmo que a peça já tenha sido encenada 500 vezes.
Só depois da primeira risada, da primeira reação do público, é que o Ator relaxa e parte tranqüilo para o resto do espetáculo. Eu, para ser absolutamente sincero, fico inseguro a cada artigo que escrevo e corro desesperado para ver os primeiros e-mails que chegam. Insegurança é o problema humano número 1. O mundo seria muito menos neurótico, louco e agitado se fôssemos todos um pouco menos inseguros.Trabalharíamos menos, curtiríamos mais a vida, levaríamos a vida mais na esportiva. Mas como reduzir essa insegurança? Alguns acreditam que estudando mais, ganhando mais, trabalhando mais resolveriam o problema. Ledo engano, por uma simples razão: segurança não depende da gente, depende dos outros. Está totalmente fora do nosso controle. Por isso segurança nunca é conquistada definitivamente, ela é sempre temporária, efêmera. Segurança depende de um processo que chamo de "validação", embora para os estatísticos o significado seja outro.



Validação estatística significa certificar-se de que um dado ou informação é verdadeiro, mas eu uso esse termo para seres humanos. Validar alguém seria confirmar que essa pessoa existe, que ela é real, verdadeira, que ela tem valor. Todos nós precisamos. Ser validados pelos outros, constantemente. Alguém tem de dizer que você é bonito ou bonita, por mais bonito ou bonita que você seja. O autoconhecimento, tão decantado por filósofos, não resolve o problema. Ninguém pode autovalidar-se, por definição. Você sempre será um "ninguém", a não ser que outros o validem como "alguém". Validar o outro significa confirmá-lo, como dizer: "Você tem significado para mim".Validar é o que um namorado ou namorada faz quando lhe diz:"Gosto de você pelo que você é". Quem cunhou a frase "Por trás de um grande homem existe uma grande mulher" (e vice-versa) provavelmente estava pensando nesse poder de validação que só uma companheira amorosa e presente no dia-a-dia poderá dar. Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo. Estamos tão preocupados com a própria insegurança que não temos tempo para sair validando os outros. ESTAMOS TÃO PREOCUPADOS EM MOSTRAR QUE SOMOS O "MÁXIMO" que esquecemos de dizer aos nossos amigos, filhos e cônjuges que o é "MÁXIMO".São ELES. Adulamos a quem não gostamos e esquecemos de validar aqueles que admiramos. Por falta de validação, criamos um mundo consumista, onde se valoriza o "ter" e não o "ser". Por falta de validação, criamos um mundo onde todos querem mostrar-se ou dominar os outros em busca de poder. Validação permite que pessoas sejam aceitas pelo que realmente são e não pelo que gostaríamos que fossem. Mas, justamente graças à validação, elas começarão a acreditar em si mesmas e crescerão para ser o que queremos. Se quisermos tornar o mundo menos inseguro e melhor, precisaremos treinar e exercitar uma nova competência: validar alguém todo dia. Um elogio certo, um sorriso, os parabéns na hora certa, uma salva de palmas, um beijo, um dedão polegar para cima, um "valeu cara, valeu". Por isso, ESTOU VALIDANDO VOCÊS AGORA.(Stephen Kanitz)



Legal,né? E aí vamos validar alguém hoje??Pode ser um abraço, um beijo,uma pequena frase “gosto muito de você”...o importante é que seja totalmente sincero. O mundo precisa de atitudes assim...quem sabe acabamos por neutralizar as atitudes negativas do que quero crer,não seja mais que uma fatia pequena de nossa população...como dizem os Titãs “...se o bem e o bem existe,você pode escolher...” ;) Meu carinho a vocês hoje na forma de um grande abraço virtual :P And the oscar goes to :
Todos os meus friends virtuais e não virtuais kkkkkkkkkk ;)




Cheirinhos!
Vivi Oliveira

8 comentários:

Regina Laura disse...

Vivi, que horrível essa "brincadeira".
Tem que coisa que custa acreditar que pode ser verdade né?
Um grande amigo me enviou esse texto há algum tempo, quando passava por um período delicado de minha vida.
Nunca o esqueci.
Validar é essencial. Tão pequeno gesto. Tão grande o resultado.
Obrigada por compartilhar!
Adoro seu jeito de escrever. Já te disse isso? Não? Então fica aqui minha validação :D
Beijo grande

Lily Luz disse...

Eu quero "validar" vc, que trouxe este texto tão bacana e que deveria ser lido por todos.
O ser humano é tão horrível ( desculpe a generalização) que ele próprio se degrada, pois somos todos a extensão do outro. Lamentáve esse tipo de atitude.
beijos, te adoro!

Lola disse...

Que legal amiga! Primeiro que adorei a citação que vc fez sobre meu blog! Em segundo lugar, esse texto que vc postou é muito bom! O sentido de validação dado ali é extremamente importante e correto. Elogiar e se sentir bem é tão importante quanto procurar por segurança! E, como todo mundo postou assim, vou colocar também uma "validação" pra ti: vc é muito especial moça! Tem uma cabeça madura e um coração enorme! Parabéns!
Bjs

MusaNorminha disse...

É minha amiga onde chegamos né? as pessoas estão perdendo os valores! os jovens não tem referência! o pior que tem muitos adultos que deveriam dar exemplos , eles dão rizada de uma atitude destas! o que está faltando nas pessoas é amor e respeito pelo próximo vamos sim Validar o amor! Validar o respeito! Validar as boas referências! Validar os bons exemplos!
Conte comigo! Beijos ;)

Pelos caminhos da vida. disse...

Onde vamos parar? Fica essa pergunta no ar... genial seu texto, obrigada pela partilha, eu sempre valorizo as pessoas pelo o que elas SÃO, e todos os dias digo palavras amaveis as pessoas que cruzam o meu caminho, gentileza gera gentileza não é mesmo.

Obrigada pela sua companhia, é gratificante para mim te ver Pelos Caminhos da Vida.

Ah... já viu meu post de hoje?
Então não perca-o.
Tem mimo lá te esperando.

beijooo.

Maite Guadagnoli disse...

Vim aqui pra te validar, adoro vc, lindo esse texto Vivi, maravilhoso, to precisada de ser validada aqui em casa, hehehhehehe um grande beijoooooooooooooo

Anônimo disse...

validação
todos temos um "q" inseguro, indiferente do assunto.Em um mundo onde o ter é muito valorizado, todos estão mais atentos às coisas materiais, sem querer saber o que as pessoas são ou representam.
Mas como no texto diz as pessoas começarão a crescer quando estiverem sulficientemente seguras consigo mesmas.
Bianca-Em13

Anônimo disse...

Seriamos muito mais realizados com a vida se todos fossemos mais seguros, apesar de segurança não depender de nós mesmos e sim das pessoas ao nosso redor deveriamos ser mais confiantes sob tudo que fizessemos.
Validar alguem seria reconhecer a importancia dessa pessoa na sociedade, todos precisamos de validação, pois ninguem pode se auto validar.
Alice- EM13