ORGULHO DE "SER" PARAÍBANA !!!


Orgulho de ser Paraibana!






Sabe aquele sentimento de amor e acolhimento que sentimos quando estamos em casa? Bom, eu não sou paraibana, entretanto me sinto em casa nessa terra tão querida! Fui acolhida de braços abertos e tenho muito orgulho de me considerar uma ‘quase paraibana’! Não nasci neste estado, mas me sinto acolhida e amada por aqui!














E como paraibana de coração, a Vivi me convidou a participar desse projeto muito interessante sobre o ‘orgulho de ser nordestino’ e me pediu para falar um pouco dessa terra! Preciso dizer que não sou a maior conhecedora da Paraíba, mas vou tentar passar um pouco do calor nordestino pra vocês!






A cidade de João Pessoa, a capital da Paraíba, foi fundada em 1585 e é a terceira cidade mais antiga do Brasil! E por incrível que pareça de acordo com a ONU (1992) temos a segunda cidade mais arborizada do mundo, só perdemos para Paris! Uh La lá!














Bom.. Mas essa parte histórica é meio chata, pelo menos quando contada assim, então recomendo e muito a todos vocês a conhecerem as igrejas barrocas e todo o centro histórico! É uma das coisas mais lindas que se pode imaginar, é praticamente estar em uma outra época, com resquícios portugueses e dos holandeses temos histórias magníficas por esses lados... E não só em João Pessoa, pois no município ao lado, Cabedelo, temos o Forte de Santa Catarina que fica no encontro do mangue e o Mar! Uma coisa linda de se ver!










E o que falar das praias? Ai meu Jesus! Eu já andei por esse Brasil afora e sou muito suspeita a falar... Mas amo e muito as praias da Paraíba! De Norte a Sul temos as praias mais limpas e calmas e quentinhas! De um lado você pode conhecer a praia de Coqueirinho ou de Tambaba (que é mundialmente conhecida, por ser uma praia de nudismo) e ir ao outro extremo e conhecer a praia do poço que não tem ondas e vive do turismo e dos bares locais! Com uma culinária de dar inveja a muitos, com frutos do mar da melhor qualidade ou com comidas tipicamente nordestinas..




















Ah as praias... Ah as comidas... Sim, a culinária daqui é bem diferente, até para aqueles acostumados a comidas diversas, estranham um pouco! Buchada de bode, tripa frita ou o doce cartola (feito com banana frita, queijo manteiga, manteiga da terra, canela e mel de engenho)! Quanta comida boa e diferente, e nisso estamos muito.. Mas muito bem servidos com os melhores restaurantes que vocês podem imaginar!








Ir ao Mangaí o maior restaurante típico da região, rústico, com um jeito bem ‘cangaceiro’ traz a todos aquelas comidas que o nome pode até assustar.. Mas o sabor... é de conquistar qualquer um pelo estômago! Eu sou suspeita a falar, mas meu prato favorito com certeza é o pão de macaxeira com carne de sol e nata, não tem no mundo algo tão saboroso assim!


















E a bebida? Quem nunca ouviu falar da cachaça nordestina? Então não pode deixar de conhecer as cachaçarias daqui... Tem cada uma.. E com os mais diversos sabores... E se você é fraco pra bebida... não experimente cachaças envelhecidas... Elas são para os experientes!








E que tal tomar uma cachaça comer um camarão ao som de Bolero de Ravel tocado por um dos melhores saxofonistas com um dos cartões postais de João Pessoa: O pôr-do-sol do Jacaré! Minha cidade, é como eu chamo... Tem seus encantos... 














E tem seus agitos, e se você é um forrozeiro nato ou estar a fim de conhecer o que o Nordeste tem de melhor, que tal conhecer o MAIOR São João do Mundo em Campina Grande? Forró pé-de-serra, dançando juntinho e aproveitando o momento!














O que é que o nordeste tem? Tem de tudo... Tem de forró a praia... Do Barroco ao pós-moderno, dos grandes cantores e dos grandes festivais... O que o nordeste tem de melhor?? O seu povo! Que é guerreiro e lutador... O que o Nordeste tem de melhor?? A alegria de viver... E o tempero bem picante e arretado que só nós temos!

Gente,esse é o 2º post da série sobre a cultura nordestina,escrito pela:
Nanne - @Nann_e


Obrigada Nane,o Estado em que você mora é como dizem os italianos, veramente belo!E o ar? É uma beleza!Respira-se na cidade de João Pessoa. Fato! Visitem o bloguinho da Nane que é uma graça como ela,que propõe reflexões bem legais! Aqui ó : http://olhosesorrisos.blogspot.com

PS:Segunda-feira que vem teremos Rio Grande do Norte ;)

Cheirinhos!!!

Vivi Oliveira

7 comentários:

Patrícia Gomes disse...

Excelente post, e muito bem dito!!
Uma das coisas que mais me deixa feliz em saber que há nortistas, nordestinhos no Brasil é saber que poderemos sempre contar com a força, garra, coragem e alegria de um povo que é tantas vezes sofrido, mas que nos ensina muitas lições! ;oD

Xerinhos, Vivi
Paty

Vivi Oliveira disse...

Valeu Paty, mas aqui os créditos vão todos para a Nanne que escreveu esse belo post e tem a honra de viver nesse belo Estado.E as fotos escolhidas pela Nanne...puxa,que lindas! Sou vidrada em fotografias. Visitem a Nanne aqui: http://olhosesorrisos.blogspot.com e sigam aqui @Nann_e pessoinha muito legal! Cheiros!

Planosaudepe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Planosaudepe disse...

vivi lindas fotos ... João Pessoa é ima cidade linda .. :)

Lily Luz disse...

Sou louca pra conhecer a Paraíba, e esse post me deixou com mais vontade ainda.
Tem praia de nudismo, é?
Hmm.... vou economizar nos biquinis... hehe

Lola disse...

Oi querida!

O nordeste, como um todo, é todo lindo, mas a Paraíba tem encantos muito maravilhosos como seus pontos históricos e essas construções antigas lindas! Parabéns ao Nordeste e a todo o seu povo! Lindas fotos!

Bjs

Pelos caminhos da vida. disse...

So conheço o nordeste pela tv, fotos, net, é muito lindo mesmo, povo acolhedor.

Lindo post Vivi.

Fiz aqui uma viagem hoje pelo nordeste, valeu amiga.

beijooo.