ORGULHO DE SER NORDESTINA??? SIMMMM!!!!




O Nordeste tem 9 Estados , Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, neles moram: PESSOAS, sim...pessoas,gente,igual em toda parte do mundo. Gente batalhadora que ajudou a erguer esse país. Médicos,advogados,professores,garis...e tantos outros pertencentes a lindas culturas,diferentes nos costumes e muito semelhantes na alegria festiva de encarar a vida...apesar da seca,apesar dos preconceitos e de todos os problemas que por ventura possam ter,como qualquer ser humano. Gente que como qualquer cidadão tem direito a fazer suas escolhas e o dever de encará-las,não mais ou menos que qualquer brasileiro residente em outra parte do país.


Ontem,31 de Outubro de 2010,dia das bruxas,e aqui isso é realmente relevante,por que todas elas estavam soltas...após a vitória de Dilma,na qual não votei,mas defendo o direito de meus conterrâneos e qualquer um votar,por que vivo num país livre e tenho o dever,não é favor,mas dever,de respeitar a opinião alheia...então,uma parte “seleta” e “distinta” dessa nossa nação,resolveu usar a vitória da candidata do PT para destilar seu preconceito,guardadinho no “bolso”, esperando a hora de vir a tona. Os Nordestinos foram massacrados via net...tachados de burros,ignorantes,miseráveis...a escória da nação. Vale lembrar que essas seletas criaturas não procuraram pesquisar os dados de um processo eleitoral gigantesco,para se dar conta que não só o Nordeste elegeu a candidata do PT,mas Minas Gerais e o Rio de Janeiro também...e claro cada eleitor de todos e digo e afirmo,TODOS os Estados que votaram na candidata em questão. Por que pasmem a candidata em questão, também tem eleitores,no Estado do qual partiram as ofensas preconceituosas...aliás aqui digo que as pessoas desse Estado não tem que receber revides,por que gente insensata e preconceituosa tem em toda parte. Mesmo no Nordeste.

Essas pessoas,são as mesmas que perseguem homossexuais,lésbicas,indivíduos de diferentes credos religiosos.... e sempre arranjam uma razão torpe para fazê-lo. Pois é, ontem a desculpa para escancarar um preconceito que já tinham, por que um sentimento assim não brota de uma hora pra outra, foi o processo eleitoral para escolher nosso governante maior. O Nordeste pagou o pato,nem dá para contar o número de ofensas que recebemos.Digo nós por que sou NORDESTINA,nascida em Pernambuco,professora,inteligente,com qualidades e defeitos,não vivo do bolsa escola e não concordo com a forma de distribuição,não votei na Dilma,no entanto respeito a vontade dos que votaram....ou seja,preconceito não escolhe quem vai atingir,ele geralmente generaliza, banaliza,machuca....contudo, posso dizer que tenho ORGULHO de defender os nordestinos e o seu direito de escolha, e se isso me inclui no bolo,vamos lá. Acho que o pior que li foi “O Nordeste é um dos maiores câncer deste país” Professores de português me socorram,além de amoral, absurda,abjeta...essa pessoa é muito instruída,né?Percebe-se pela construção da frase. Não vou citar o nome, por que não darei créditos a essa criatura vil em meu espaço...e divulgarei sim, um link que contém uma das melhores respostas que li hoje, sobre toda está questão,este aqui: http://www.cademeudorflex.com/2010/11/culpa-e-do-nordeste.html#comment-form Muito bom para refletir,não percam a oportunidade de fazer uma visitinha.

Para finalizar lanço uma proposta a meus amigos nordestinos de cada um dos 9 estados,que é o seguinte: Vamos apresentar nosso Nordeste as demais regiões, nossa cultura, pontos turísticos,artistas...enfim...o que nossas terrinhas tem de melhor,para receber, todos que se dispuserem a nos visitar e se permitirem conhecer essa gente batalhadora, linda e hospitaleira. Levarei 9 semanas e a cada Segunda-Feira vou apresentar um Estado a vocês, começando pelo meu Pernambuco...e não quero ser eu a escrever,quero publicar a visão de amigos blogueiros ou não, pertencentes a cada Estado...quem melhor para falar se sua terra que um nativo? Assim aprendo junto com vocês por que o Nordeste é enormeeeeeeee! Que tal? Quem quiser escrever,é só se habilitar e me dizer nos comentários, ok?

PS: A imagem é uma homenagem a uma brinks que eu e a @washkel fizemos ontem no TT, sobre como é bom forrozar. Ah preciso de ajuda com indicações de pessoas que possam escrever os posts,por que não conheço pessoas em todos esses estados.Help, ok? ;)

Cheirinhos Pernambucanos!

Vivi Oliveira

8 comentários:

Lilian Souza disse...

Adorei o post, Sou potigua(Nasci em Natal-RN) e vim p Recife com meses de idade, então sou pernambuca de corpo, alma e coração.. Me habilito a escrever o post sobre PE.
ahh dá uma passadinha no meu blog

viveredeixarmorrer.blogspot.com

Tá meio desatualizado mas...
Bjo

Leticia disse...

Vivi
Eu acabei de vir do post do @mauj77
Realmente é cansativo essa coisa toda de preconceito... não vi posts e tweets... graças a Deus na minha lista não tinham pessoas deste baixo nível. Mas acho um absurdo tudo isso!
Beijos
lelê

Fernanda Reali disse...

Preconceito é fruto da ignorância e para terminar com ele é preciso conhecimento. Tudo o que tu apresentares do nordeste será esclarecedor neste sentido.

Eu sou suspeita para falar, amooo. Já fui 2x a Pernambuco, 3x a Bahia, 1x ao Rio Grande do Norte, 1x a Alagoas e quero muito ir aos outros estado que ainda não conheço. Sou fã mesmo!

Na minha TL, nada disso eu vi, pois fiz um faxinão antes das eleições e dei unfollow num monte de chatos, então só fiquei tuitando com gente bacana.

beijoooo

Unknown disse...

Vivi,

Adorei o seu texto, tanto que li mais cedo e favoritei para comentar depois.

Uma parte em especial resume tudo o que você escreveu: "gente insensata e preconceituosa tem em toda parte."

Simples assim, não adianta debater que não foi o Nordeste que colocou Dilma na presidência, que foram todos os votos somados, inclusive os mais de 10 milhões de São Paulo.

Eu li muito absurdo no Domingo, tanto que perdi o sono de tanta raiva que fiquei. Até selecionei algumas frases para escrever um e-mail para umas pessoas que conheço.

Mas voltando ao ponto, não adianta brigar e devolver com ofensas essas pessoas. Devemos mostrar o que o Nordeste tem de bom. Gente trabalhadora, que paga impostos, que estuda e ajuda a formar a nossa nação.
Afinal somos todos brasileiros!

Beijos ;)

Quanto a sua proposta, esses dois meses estou super ocupada. Inclusive viajo esse sábado. Se der eu escrevo algo sobre a Bahia, mas não posso me comprometer.

Regina Laura disse...

Vivi, a raiz de todo preconceito é a mesma.
Miopia da alma.
Pessoas que só conseguem aceitar o que está perto.
O distante, seja pela distância física, seja pela diferença com o próprio jeito de pensar, é sempre visto de forma distorcida.
Um horror que isso ainda ocorra nos dias de hoje.
Deixei um comentário agora mesmo no blog do Alê. Me causa um sentimento muito ruim tudo isso.
Parece que estou na idade da pedra lascada.
Quando as pessoas vão acordar?
Quando essa intolerância toda terá fim?
Só Deus sabe querida, só Deus...
Beijo grande

Lily Luz disse...

Vivi, muito boa a iniciativa de mostrar o Nordeste. Tive o prazer de conhecer Natal e de tudo que vi o que mais me encantou foi a alegria e boa vontade do povo. Gente feliz, que trabalha bem humorada, que respeita os turistas...é uma vergonha o que vimos nesse dia. Lamentável.
beijos florzinha!

Rejane disse...

Vivi, orgulho danado de você e orgulho danado de ser nordestina. Mas não é aquele orgulho arrogante sabe, de quem acha que pode tudo e é melhor do que todo mundo. É um orgulho de ver que nosso povo foi vítima durante séculos, da desgovernança, dos coronéis , tanto das regiões mais abastardas do país, quanto os daqui de nossa região mesmo, que preferiram sempre ter um povo gado sob seu comando para serví-los em todas as horas. Mas as pessoas, acredito, quanto mais sofrem esse tipo de mazela, mas elas também encontram forças no fundo de suas almas dilaceradas para vencerem as dificuldades. Quem pode ter tamanha coragem de epgar a sua família toda e os seus trapos e sair por aí em busca de uma vida melhor. Não uma vida de marajá, mas uma vida que recompense a força do seu trabalho. Sim, porque nós somos um povo trabalhador, os brsileiros em geral são. Vejamos o que passam, por exemplo, quando saem do nosso país para trabalharem no exterior. As vozes são unânimes em dizer que os brasileiros são os trabalhadores mais requisitados pelo mundo a fora. Não porque vendam fácil a sua força de trabalho, mas porque são honestos e responsáveis. Portanto, minha linda, você merece parabéns pela iniciativa de escrever esse post e nó, seus amigos, temos obrigação de propagá-lo, porque esse tipo de coisa não pode mais acontecer nesse país. Um grande beijo Vivi, com todo o meu carinho.

Patricia Daltro disse...

Amiga, fiquei tão horrorizada com tudo o que essa eleição trouxe a tona. Na verdade, nada surpreendente, vivemos numa sociedade hipócrita cujos preconceitos se ocultam sob uma fina camada de cordialidade, e basta um estopim qualquer que essa camada se rompe e podemos ver a verdadeira face, seja no episódio BBB, quando um homofóbico sagrou-se o vencedor, enquanto aqui do lado de fora, todo o tipo de preconceito contra homossexuais se instaurava, seja nesse das eleições, onde enxergamos toda a face de uma sociedade oculta. Foi triste. Mas só assim, com essa consciência real poderemos mudar tudo.