Ciranda de Trouxas

Criatura desempregada a alguns meses,recebe o seguinte telefonema:

Recrutadora – A senhora gostaria de fazer a seleção para ........
Criatura- Ué,eu já fiz essa seleção. E eu não fui bem na Audiometria (para quem não conhece é aquele exame miseravel,onde vc fica numa cabine fechada usando fones e tem que levantar a mão cada vez que ouve um som,que até para cachorro é dificil identificar.Mas esqueçam isso, o detalhe mais importante é que a criatura em questão nunca teve e não tem problemas auditivos,é mole? )
Recrutadora – Não tem importância senhora,pode repetir todo o processo.
Criatura- Tenho que fazer todas aquelas provas escritas novamente, dinâmica de grupo, blá,blá,blá ?????
Recrutadora – Sim senhora, mas agora o processo está mais rápido.
Criatura – Ok, onde eu tenho que ir? (Fazer o quê né?)

Chegado o dia da seleção, provas e mais provas escritas,dinâmica, tudo ok! Criatura aprovada mais uma vez! Êeeeeeeeeeeeee! Melhor não comemorar! Instrução: Após entrega da documentação,ficar em casa e esperar, aliás, criatura odeiaaaaaaaaa essa palavra ESPERAR! Alguns dias depois veio a chamada,para a criatura comparecer a uma (como posso explicar) apresentação básica da empresa e das atribuições da criatura. Muito rápida,com duração de apenas DUAS TARDES INTEIRAS PARA OUVIR O QUE VAI SER REPETIDO NO TREINAMENTO! Deve na verdade ser mais uma etapa, um teste de paciência. Ao meio-dia todos a espera,do que foi começar as 16:00 horas, por falhas técnicas,não antes da responsável avisar que confundiram o horário que na verdade era as 14:00 hs. Dá para vizualizar a cena ,né?Todos ficaram muito contentes. Detalhe, com fome, pois, o horário marcado era justamente hora do almoço,aquela refeição básica no meio do dia que geralmente pobres mortais devem fazer! Aqui eu vou pedir licença para em nome da criatura e de todos os brasileiros guerreiros que estavam lá a suportar tudo em nome de uma vaga para um emprego de salário minimo,e eram inumeros,um auditório cheio, peço licença para citar algo que passou pela cabeça da criatura enquanto esperava:


“... Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"
Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...
Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...” CAZUZA – Brasil

Isso, mesmo como dizia o grande compositor Cazuza, estavam todos lá programados para só dizer sim! Criatura e todos precisavam se submeter e dizer SIM, e os que não precisavam,grande parte com 18 anos récem saidos da escola, ainda não aprenderam a dizer NÃO.Que situação! Bom, a tarde seguiu,maçante,cansativa e com a fome massacrando.Ao final da tarde e de uma ata sem ordem alfabética que atrasou mais o processo,veio o lanchinho xoxo,minguado e com gosto de suor e se permitem a criatura relatar,com gosto de humilhação.No segundo dia,quando criatura chegou,um pouco atrasada,havia acabado de começar e a responsável estava falando da estrutura da empresa,mais específicamente dos banheiros,que segundo ela dão a impressão de estar na Europa,que as meninas se sentiriam o máximo neles. Aí foi demais, criatura não acreditou no que estava ouvindo, e se perguntou :Será que me resumo a batom e rímel?(não que os dispense,mas trago meu espelhinho na bolsa) Será que o salário minimo que vou receber aqui também foi inspirado na Europa? Criatura se sentiu uma criança comprada com um pirulito e olhou para o lado e viu que todas a menininhas jovenzitas estavam encantadas! Que país é esse?(Me empresta a frase Renato, por favor!) Depois de toda uma tarde de Blá,blá,blá, maçante criatura descobriu que o Dono da empresa,que tem filiais em vários estados e terceiriza seus serviços, é nada mais, nada menos que AMERICANO. Oh God! I Don’t believe! Mais um que explora o brasileiro,dentro do Brasil!Sim por que a parte mais importante de tudo eu ainda não disse.Os leitores podem estar pensando, normal,essa criatura está reclamando por nada! Mas aí criatura e todos descobriram que iriam treinar 31 dias, sem receber as passagens ou auxílio combustível e no final do mês,também não tem salário por que foi treinamento.Mas o caro leitor pode ainda estar pensando,tudo bem, é válido se a meta for atingida: O candidato sair empregado! Mas devo informá-lo caro leitor,que o treinamento é eliminatório, que depois dele vem a Audiometria (lembra dela?) e os demais exames. O candidato pode ser dispensado sem a menor cerimônia a qualquer momento e sem muitas explicações. Daí criatura entendeu por que tantos candidatos verdes e visivelmente tímidos passaram na dinâmica. Eles são maleavéis e papis está disposto a fazer esse investimento, primeiro emprego, sabe como é? Mas os demais, como criatura que não tinham papis para pagar,tinham que pensar rápido e decidir se valia a pena arriscar o dinheiro a ser investido.


Agora vamos juntos analisar a situação,se você está desempregado, não tem recursos, provisões para desperdiçar,isso quando resta alguma, logo você procura um emprego para lhe dar condições de vida.Até aí tudo é muito lógico,certo? A falta da lógica reside no fato de você treinar com seus recursos,quais se você está desempregado? Não seria o emprego justamente para lhe fornecer recursos. Espertinho esse dono da empresa não???? E aí TIO SAM, isso é ou não é uma ciranda de trouxas? Pois ironicamente apesar de ser uma das empresas que mais admiti pessoas,nessa seleção deviam tem umas mil pessoas(sério!) e tinha emprego para todas, também é uma das que mais demiti ou enrola pessoas,que ficam pelo meio do processo sem conseguir completar o treinamento.Segundo as fontes de criatura ninguém consegue ficar lá por mais de um ano, pois a empresa se reserva o direito de mudar seu turno(ou seja controlar sua vida) se você não é estudante ou tem outra atividade fixa que posso provar. Esse homem é ou não é um gênio,ele consegue controlar pessoas por um custo baixissimo ( um salário minimo ou menos dependendo da quantidade de horas trabalhadas) e ter um lucro gigantesco, pois tem sempre gente entrando, saindo e principalmente:Treinando de graça ! Imagine mil pessoas treinando de graça, a cada 6 meses ! Imaginou?? Pois é ,essa é a ciranda dos trouxas!
Ps:Criatura não quis brincar,e nem podia,quem iria repor o dinheiro gasto? Quem poderia dar a garantia que ao final o emprego viria??? Só me resta pedir licença ao fabuloso Renato Russo, para citar uma parte dessa letra maravilhosa que se encaixa tão bem a toda essa situação humilhante que é a busca pelo emprego no Brasil, e neste caso mais específicamente em Pernambuco :

“... Sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?” Renato Russo – Que País é esse?

Psiu ... se você não é patrão,esse índio aí em cima é você e também sou eu kkkkkkkkkkkkkk Só rindo para não chorar!!!!!!

Vivi Oliveira

2 comentários:

MusaNorminha disse...

Ótimo texto Vivi e pior que isto se repete em todas as capitais do país, multiplica os números do texto!! é o que tem acontecido no Brasil do seu Lula!! pessoas sendo enganadas feitas escravas sim, a escravidão voltou e com o aval do governo, pois isto que eles chamam de treinamento nada mais é que trabalhar de graça prum bando de safados ficarem milhonários! ai vão falar, mas e o governo não vai fazer nada? a meus queridos é o único que sai ganhando nesta história (governo leia-se políticos corruptos)vocês acham que vão querer perder esta mamata? e de quebra fazem bonito com os gringos!!
Beijos!!

Anônimo disse...

Vamos combinar:vc escreve mUUUUUUUito bem!

EFE!